Neste post vou escrever sobre um dos mais importantes aeroporto do mundo, o aeroporto de Dubai. Estive em Dubai em 2019 como que contei neste artigo, e fiquei muito impressionado logo na chegada.
Assim que você pousa em Dubai, já é possível perceber toda a grandiosidade da cidade. Dubai por si só, já é superlativo e o aeroporto mostra quão magnífico é sua estrutura e o que ele representa para o Oriente Médio.
O MAIOR AEROPORTO DO ORIENTE MÉDIO
O Aeroporto Internacional de Dubai é um dos mais importantes e modernos do mundo, está localizado no distrito de Al Garhoud há 8 km de distância da parte antiga da cidade.
O aeroporto serve como um hub da companhia aérea Emirates Airlines, a maior companhia do Oriente Médio. A operação do aeroporto conta com mais de 6.500 voos por semana e faz ligação entre mais de 200 destinos ao redor do mundo.
O aeroporto de Dubai possui 3 terminais com funcionamento 24 horas. Os principais são terminal 1 e terminal 3, que operam os voos internacionais. Esses terminais são interligados e os passageiros podem circular livremente entre eles. Há opção de utilizar uma linha de ônibus shuttle ou metrô para o deslocamento.
Terminal 1
O terminal 1 recebe os voos internacionais de mais de 100 companhias aéreas, as principais da Europa (British Airways, Air France, Lufthansa e Turkish Airlines), Ásia e Estados Unidos.
Quem vai de Guarulhos à Dubai, fazendo conexão em outra parte da Europa, provavelmente chegará por esse terminal. No meu caso, eu fui de Turkish Airlines com conexão em Istambul.
Terminal 2
O terminal 2 fica à parte dos outros dois terminais, está do outro lado da pista do aeroporto e recebe os voos operados por companhias aéreas de baixo custo (low coast) que fazem a rota para outras cidades do Oriente Médio e do Golfo Pérsico.
Terminal 3
Como o aeroporto de Dubai é o hub da Emirates Airlines, o terminal 3 é exclusivo da companhia aérea. Devido a um acordo de compartilhamento de voos, a companhia australiana Qantas também utiliza esse terminal.
O terminal 3 também possui uma extensão exclusiva para receber o voo da Airbus A380, o maior avião comercial do mundo com 2 andares, que aliás é meu sonho de consumo fazer uma viagem nessa aeronave.
Se você está viajando de São Paulo ou Rio de Janeiro com destino a Dubai, provavelmente é neste terminal que você irá pousar. O terminal é um dos mais modernos no mundo, sendo a maior parte subterrânea.

AS FACILIDADES DO AEROPORTO DE DUBAI
Sabe quando você não vê a hora passar e já está quase na hora de embarcar? – Vai correndo pra fila de embarque pra nao perder o voo! Cuidado, nesse aeroporto você provavelmente vai passar por isso se não estiver ligado no horário.
As comodidades que o aeroporto oferece tornam sua viagem menos desgastante. No aeroporto de Dubai você encontra de tudo: wifi ilimitado, casas de câmbio, salas de reuniões, fraldário, armazenamento de bagagem, sala de oração muçulmana, área para fumantes, assistência especial, praça de alimentação 24h, bares, cafeterias e serviço de reembolso (para você receber os impostos que pagou sobre um produto comprado).
Os passageiros que têm direito a sala VIP recebem um tratamento digno de xeique, com direito a buffet de restaurantes internacionais, acomodações completas, estações de trabalho, serviço de bar, serviço de massagem, telas de tv, entre outros.
Há também lounges que estão à disposição para qualquer passageiro da Primeira Classe ou da Classe Executiva.
Como o funcionamento do aeroporto é 24 horas e é o principal hub do Oriente Médio, provavelmente o movimento tanto na área pública quanto na área VIP também será grande. Então chegue cedo no aeroporto se você quiser aproveitar para conhecer tudo.
Se você gosta de fazer compras, o Duty Free do aeroporto de Dubai é perfeito pra isso. Sabe aquela última lembrança ou o presente que esqueceu de comprar? Com certeza você vai achar nesse enorme duty free que mais se parece um shopping.
Para cada departamento há uma grande loja, de bebidas, cosméticos, perfumes, moda, joalheria, eletrônicos, decoração, chocolates e alguns quiosques no saguão do aeroporto. É impressionante a variedade de produtos.

COMO FUNCIONA O DUBAI CONNECT DA EMIRATES
Você já sabe que a Emirates é uma das melhores companhias aéreas. O que talvez você não saiba é que se você estiver voando para a Ásia com a Emirates e tiver longas horas de conexão em Dubai, você tem direito hospedagem, transfer, alimentação, totalmente grátis. Isso mesmo! Você não paga NADA!
Isso é o Dubai Connect…
É um benefício oferecido pela Emirates para todos os passageiros (não importa a classe, seja econômica, executiva ou primeira classe) que tiverem conexões em Dubai entre 6 e 24 horas. Basta atender algumas regras que você encontra no site da Emirates.
- Passageiros da Primeira Classe e da Classe Executiva: o passageiro poderá reservar o Dubai Connect se o tempo de conexão for mais de 6 horas e menos de 24 horas.
- Passageiros da Classe Econômica: o passageiro poderá reservar o Dubai Connect se o tempo de conexão for mais de 8 horas e menos de 24 horas.
- Os voos devem estar em uma única reserva, ou seja, em um único bilhete.
- Se houver outros voos disponíveis com menor tempo de conexão, normalmente a Emirates irá antecipar seu voo e você não terá direito ao serviço.
- Menores de 18 anos não poderão solicitar o serviço Dubai Connect desde que esteja viajando com outro passageiro maior de idade.
COMO SOLICITAR E UTILIZAR O DUBAI CONNECT
O processo para solicitar é bem fácil. E funciona da seguinte maneira:
- Entre no site da Emirates e clique na aba “Administrar sua reserva”. Preencha os dados da sua reserva. E depois vá em Dubai Connect – Reservar
O prazo mínimo para reservar o Dubai Connect é 24h antes do início da sua viagem, mas recomendo reservar com antecedência, pois a confirmação é mediante a disponibilidade. Então não deixe pra última hora.
Ao chegar no aeroporto de Dubai, você faz todo o caminho como se fosse para a Imigração. Você vai encontrar um guichê grande, como na foto abaixo.
Nele só precisa apresentar o voucher entregue no check-in no Brasil e o passaporte e eles vão lhe entregar um outro voucher para você apresentar no hotel.

Feito isso, você passa pelo guichê da Imigração, irão carimbar seu passaporte e você segue direto para o portão de desembarque, onde terá o ponto de encontro para passageiros do Dubai Connect.
Lembre de levar uma muda de roupa na bagagem de mão, já que a mala despachada você pegará somente no destino final da sua viagem.
Eu preciso de visto para entrar nos Emirados Árabes?
NÃO! Uma burocracia a menos para nós viajantes. Desde 2018, os brasileiros não precisam mais de visto de turista para viajar aos Emirados Árabes e visitar Dubai e Abu Dhabi.
Na imigração você receberá um visto de turismo/negócios de 90 dias. Apenas é necessário apresentar o passaporte com pelo menos 6 meses de validade.
COMO IR DO AEROPORTO ATÉ SEU HOTEL EM DUBAI
Para se deslocar do aeroporto até a cidade, você pode utilizar metrô, ônibus ou táxi. Vou falar sobre a forma mais simples e econômica, que é ir de metrô, um dos sistemas de transporte mais modernos do mundo. É limpo, eficiente e climatizado.
Existem apenas duas linhas de metrô em Dubai, o que torna muito simples a viagem, não precisa ficar fazendo baldeações (transferências) de uma linha para outra toda hora.
O aeroporto de Dubai possui duas estações: uma no Terminal 1 e outra no Terminal 3, ambas fazem parte da linha vermelha.

O metrô funciona todos os dias da semana. O horário é das 5h30min até a meia-noite de sábado a quarta, das 5h30min até 1h na quinta e na sexta das 10h até 1h.
Os tickets são vendidos em máquinas de autoatendimento ou nos guichês das estações, o valor depende do número de regiões percorridas no trajeto.
Caso seu hotel não esteja próximo a nenhuma estação de metrô, não se preocupe. Em todas as estações é fácil pegar táxi. Vá de metrô até a estação mais próxima e depois, de táxi, faça o trajeto até o hotel.
O sistema de ônibus não é tão intuitivo quanto o trem, não cheguei a utilizar, mas é um pouco mais complicado. Não é possível pagar direto para o motorista. Você precisa comprar o cartão NOL para poder utilizar o transporte.
Táxi e Uber também são bem vindos pra quem gosta de mais conforto. Lá não existe cooperativas de táxi, são controlados pelo Governo, o que torna mais seguro. Para Uber, você pode usar o mesmo app que você utiliza no Brasil.
Você já passou pelo aeroporto de Dubai em alguma ocasião? Conte-me como foi sua experiência, gosto muito de saber a opinião de vocês.