Turquia

Principais dicas para planejar sua viagem pela Turquia

por Fernando G.

A Turquia, sem dúvida, foi um dos países mais impressionantes que já conheci. Aquela sensação de um país com muita história para contar e ao mesmo tempo, muito moderna. É justamente isso que o torna tão especial. 

Minha passagem pelo país foi em agosto de 2019, onde estive acompanhando um grupo de 35 pessoas através da empresa onde eu trabalho. Todos com o mesmo objetivo: explorar e conhecer as maravilhas da Turquia.

Já saímos do Brasil com todo roteiro programado, uma viagem de 10 dias pelo país e muitas descobertas interessantes ao longo do caminho.

Está planejando uma viagem para a Turquia? Não viaje antes de ler este artigo, irei ajudá-los com dicas de tudo que vocês precisam saber, para ter melhor aproveitamento do roteiro escolhido. Vamos lá então?!

ONDE ESTÁ LOCALIZADA 

Pode-se dizer que a Turquia é um país euro-asiático, por estar localizada em dois continentes: Europa e Ásia. Para conhecer as diferenças culturais, basta atravessar um continente a outro pelo Estreito de Bósforo.

A Turquia faz fronteira com Bulgária, Grécia, Geórgia, Armênia, Iraque, Irã, Azerbaijão e Síria, e é banhada pelos mares Mediterrâneo, Egeu, Negro e Mármara.

O país tem aproximadamente 80 milhões de habitantes e apesar de tanta história antiga, se modernizou e hoje possui o 17º maior PIB do mundo.

COMO CHEGAR A TURQUIA

Geralmente, Istambul é o ponto de partida para iniciar sua viagem pela Turquia. Então a melhor opção é viajar com a cia aérea Turkish Airlines, com voo direto partindo de Guarulhos-SP.

Se você sair de outra cidade do Brasil, tente ir até São Paulo e de lá pegar voo da Turkish ou então fazer conexão em outra cidade da Europa.

O voo da Turkish, São Paulo a Istambul, tem duração de 13 horas aproximadamente, se você fizer conexão em outra cidade da Europa, vai demorar no mínimo 18 horas até chegar a Istambul. No entanto, o voo direto em algumas vezes é mais caro, por isso fique atento às promoções e avalie bem o custo benefício.

Vale a pena pagar um pouco a mais na passagem aérea pelo voo direto. O voo é super tranquilo, serviço de bordo excelente e a Turkish Airlines é uma das melhores companhias aéreas da Europa. Eu já viajei duas vezes nesse voo e recomendo de olhos fechados.

A aeronave Airbus A330 da Turkish Airlines
A aeronave Airbus A330

Os aeroportos de Istambul

A cidade possui dois aeroportos internacionais, portanto fique atento ao código do aeroporto na hora de comprar sua passagem aérea.

O Aeroporto Internacional de Istambul (IST) é o principal deles, então se você estiver viajando de Turkish Airlines saindo do Brasil, é nele que seu voo irá pousar.

O Aeroporto Internacional Sabiha Gökçen (SAW), está localizado na parte asiática de Istambul e opera vôos de outras companhias como Lufthansa, Alitalia, Qatar, Air Europa e companhias low-cost. 

QUAL MELHOR ÉPOCA PARA VIAJAR

Sinceramente, para turistar e viajar, todos os meses do ano são ótimos, é interessante saber qual seu objetivo como viajante, pois a Turquia tem uma estação do ano para cada região.

Para visitar Istambul, região da Capadócia e costa do Mediterrâneo, primavera (abril e maio) e outono (setembro e outubro) são as melhores épocas, pois o clima está mais agradável e os dias mais bonitos.

Eu viajei em agosto, nessa época de alta temporada a cidade fica mais agitada, faz muito calor e principalmente os preços dos principais passeios (como o passeio de balão na Capadócia) estão mais caros, porém os dias são mais longos e você consegue aproveitar melhor sua estadia.

Pra quem gosta de inverno, a partir de dezembro os dias já começam a ficar mais frios e a temperatura pode chegar -3ºC em algumas regiões. A probabilidade de neve é grande na região das montanhas.

Fique atento para as datas de feriados religiosos da Turquia: Festa do Sacrifício, que dura 4 a 5 dias entre agosto e setembro e o período de Ramadã. Nessa época muitos pontos turísticos ficam fechados ou tem horário reduzido.

QUAL A MOEDA DEVO LEVAR?

A moeda oficial da Turquia é a Lira Turca (TRY) e uma das principais dúvidas de quem está planejando uma viagem para o país, é saber qual moeda levar. Dificilmente você vai conseguir trocar o dinheiro em casas de câmbio no Brasil.

Em virtude disso, a melhor alternativa é levar dólar ou euro e fazer o câmbio para lira turca no próprio país.

A cidade possui diversas casas de câmbio para fazer a troca, no próprio hotel você também poderá trocar dinheiro (alguns hotéis a cotação é bem similar as casas de câmbio), pesquise bastante pois pode variar de uma região para outra.

Recomendo também levar o cartão de crédito, mas para utilizar somente em casos de necessidade. Entretanto, vale lembrar que será cobrado o IOF.

A Turquia é considerada um dos países mais baratos para viajar, pois a relação real x lira turca é muito parecida. Hoje (04 de agosto de 2020) 1 real equivale à 1,31 liras turcas, então é muito fácil saber se o que você está comprando é considerado barato ou não.

Realmente, bem diferente da realidade do valor que pagamos para comprar dólar ou euro por exemplo. 

Lira Turca, moeda oficial da Turquia
Lira Turca, moeda oficial da Turquia

IDIOMA: COMO VOU ME COMUNICAR EM TURCO?

Apesar do idioma oficial do país ser o turco, é possível sim viajar para Turquia sem saber falar o idioma local.

Nos principais centros turísticos, como Istambul e Capadócia, você se vira muito bem com o inglês, claro que com algumas dificuldades, pois em certos locais o inglês dos turcos é difícil de compreender, mas eles tentam se fazer entender.

Nos táxis que eu peguei no centro da cidade, por exemplo, em nenhum eu consegui me comunicar com o motorista, pois ele só falava turco e eu só inglês.

No entanto, se você tiver o endereço e cuidar o trajeto no GPS, não terá problema e vai evitar do motorista querer se aproveitar e fazer um trajeto mais longo.

No aeroporto, hotel e principais pontos da cidade, foi tranquilo e não tive dificuldade nenhuma. Se você não domina o inglês muito bem, pode usar o google tradutor ou falar as principais palavras do que você quer se referir que eles irão tentar te ajudar.

O QUE PRECISA PARA ENTRAR NA TURQUIA

Para turismo, tudo que você precisa para fazer uma viagem pela Turquia, é um passaporte com validade mínima de 6 meses, passagem aérea ida e volta e comprovante de hospedagem. Simples não? Graças a um acordo entre Brasil e Turquia, turistas brasileiros não necessitam de visto desde que sua permanência seja inferior a 90 dias.

Uma dica super válida, é fazer um chip internacional para garantir conexão à internet durante seus passeios.

Na Turquia, não é muito comum ter acesso a internet pública. Então, um chip de internet pode te salvar em muitos casos.

E o seguro viagem?

Mesmo a Turquia sendo um país da Europa, não pertencente ao Tratado de Schengen, é extremamente recomendado fazer um seguro viagem.

Todos estamos sujeitos a ter algum tipo de incidente, seja problemas com saúde, extravio de mala, cancelamento de viagem, entre outros, por isso a importância de estar amparado por um seguro viagem.

Quer saber qual o melhor plano de seguro para tua viagem? Leia mais aqui neste artigo.

AS PRINCIPAIS CIDADES QUE MOSTRAM O MELHOR DA TURQUIA

Istambul

É a principal metrópole do país e uma das cidades mais visitadas da Europa. Com uma parte européia e outra asiática, a cidade é riquíssima de história e cultura (antigamente chamada de Constantinopla).

Minha dica é ficar no mínimo 4 dias na cidade para conhecer todos os principais pontos turísticos. Na região de Sultanahmet, localizam-se a Mesquita Santa Sofia, a Cisterna da Basílica, a Mesquita Azul, o Grand Bazar, o Palácio Topkapi, entre outros pontos turísticos.

Também vale a pena fazer um passeio pelo Estreito de Bósforo e conhecer o lado asiático de Istambul.

Conheça também, o Grand Bazar, um dos maiores e mais antigos mercados cobertos do mundo.

Estreito de Bósforo
Estreito de Bósforo | Foto @fgabriell

Capadócia

É o cartão postal da Turquia e o destino queridinho dos viajantes brasileiros. Quem não se lembra da novela gravada na Capadócia!?

Localizada na parte asiática, o local possui formações rochosas que formam um cenário mágico e junto com o passeio de balão ao amanhecer, se torna simplesmente inesquecível.

Lá foram esculpidos hotéis, casas e igrejas, formando diversas cidades subterrâneas, a mais conhecida é Derinkuyu, com 85 metros de profundidade e 8 andares debaixo da terra. Todas declaradas como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

A Capadócia não é uma cidade, é uma região com várias cidadezinhas em volta e Goreme é a cidade com melhor infraestrutura turística da região.

Formações rochosas que tornam a Capadócia deslumbrante
Formações rochosas que tornam a Capadócia deslumbrante | Foto @fgabriell

Ancara

Ao contrário do que muitos pensam, a capital da Turquia é Ancara e não Istambul. É a segunda maior cidade do país e o centro político turco. A visita aos mausoléus é a principal parada obrigatória na cidade. 

Não deixe de conhecer o Mausoléu de Ataturk, primeiro presidente e fundador da República da Turquia, o acervo conta a história política recente do país e a reunificação turca após a Primeira Guerra Mundial.

Na cidade está uma das maiores mesquitas do mundo, a Mesquita de Kocatepe, ela pode ser vista de toda região de Ancara, seu estilo otomano neoclássico encanta todos que a visitam. 

O Mausoléu de Ataturk
O Mausoléu de Ataturk | Foto @fgabriell

Pamukkale    

Localizado há 600 km de Istambul e com uma vista surreal, Pamukkale, que em turco significa “castelo de algodão”, reúne um conjunto de formações calcárias em forma de sacadas com água azul turquesa em uma montanha com 200 metros de altura, de longe o efeito parece neve ou mesmo algodão.

É possível tomar banho nas piscinas naturais de água termal e curtir o pôr do sol, é uma combinação de luzes e cores simplesmente fantástica.

Ali do lado, no mesmo complexo, está as ruínas de Hierápolis, antiga cidade construída durante o Império Romano, onde havia um teatro romano (uma réplica do de Roma) e ainda permanece bem conservado.

Passeio de balão em Pamukkale
Passeio de balão em Pamukkale | Foto @fgabriell

Bodrum

Uma das cidades mais bonitas e badaladas da Turquia, às margens do mar Egeu, Bodrum se parece muito com as ilhas gregas, com praias de água bem azul, casinhas brancas e sacadas floridas. Durante o verão, a cidade é muito procurada por turistas. 

É muito bacana, você pode tomar café da manhã na Turquia e almoçar na Grécia, pois é possível pegar o ferry boat e passar o dia na ilha de Kos, a travessia leva cerca de 1 hora e vale muito a pena.

Bodrum é a cidade mais procurada por turistas durante o verão
Bodrum é a cidade mais procurada por turistas durante o verão

Izmir

É a terceira maior cidade da Turquia e está localizado na costa do mar Egeu, a cidade tem uma importância histórica grande e quem busca por fatos e acontecimentos da humanidade, é o roteiro perfeito para desfrutar momentos inesquecíveis.

Izmir ou Esmirna, como também é chamado, fez parte dos impérios Romano, Bizantino e Otomano.

Um passeio imperdível nos arredores de Izmir, são as ruínas da antiga cidade de Éfeso, cidade destruída séculos antes de Cristo e a mais importante depois de Roma durante o Império Romano e hoje considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. A história católica conta que lá foi a última casa onde viveu Virgem Maria. 

As ruínas de Éfeso próximo a Izmir
As ruínas de Éfeso próximo a Izmir | Foto @fgabriell

AS CURIOSIDADES SOBRE A TURQUIA  

  1. A Turquia é famosa pelos procedimentos de transplantes capilares. O destino é referência nessas cirurgias e recebem milhares de visitantes em busca desse procedimento.
  2. É o maior consumidor de chá do mundo. O chá preto é o mais apreciado pela população local. São servidos em pequenos copos transparentes em formato de tulipa e uma pessoa chega a consumir até 10 copos de chá por dia.
  3. A Turquia é muita conhecida pela tradição na confecção de tapetes. É incrível a habilidade de tecelagem desses produtos, atualmente, é o maior produtor e exportador de tapetes do mundo.
  4. Na Turquia, existem mais de 100 castelos. Essas fortalezas foram construídas pelos exércitos para se defenderem de invasores durante o império Bizantino e Otomano.
  5. Existe uma linha integrada de metrô chamada Marmaray, que cruza os continentes europeu e asiático. Está há 55 metros abaixo do nível do mar e é à prova de terremotos.
  6. Muito famosa na Holanda, a flor tulipa foi levada da Turquia para a Europa, onde começou a ser cultivada durante o império Otomano.
  7. É o maior exportador de oleaginosas do mundo, cerca de 80% das nozes do mundo, vem da Turquia.
  8. Vocês lembram da antiga rede social Orkut? Foi criada na Turquia pelo engenheiro de tecnologia Orkut Buyukkokten.
  9. As moças solteiras costumam deixar uma garrafa no telhado, para indicar que estão em busca de marido e os pretendentes devem quebrar as garrafas.
  10. Istambul é conhecida como a terra dos gatos. É de lá que vem os gatos persa.

Gostou desse artigo sobre a Turquia? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo, que irei ajudá-los.

LEIA TAMBÉM

Deixe um comentário