Grand Bazar de Istambul: um dos maiores mercados cobertos do mundo

por Fernando G.

Istambul é uma cidade surpreendente por vários motivos, mas o que mais me chamou atenção foi a quantidade de lojinhas de rua espalhadas pela cidade. Você encontra de tudo, desde as coisas mais baratas até os tradicionais tapetes turcos caríssimos.

Mas há um lugar, que é parada obrigatória pra quem vai a Istambul, que é conhecer o Grand Bazar, é de ficar louco com tanta variedade de produtos à venda. 

Neste post exclusivo sobre o Grand Bazar, também conhecido como Kapalıçarşı em turco, você vai saber porque pechinchar e não ter vergonha de dizer “No, thank you” vai fazer você economizar algumas liras turcas.

O Grand Bazar de Istambul
O Grand Bazar em Istambul | Foto @fgabriell

CONHEÇA O GRAND BAZAR

O Grand Bazar é um dos maiores e mais antigos mercados cobertos do mundo. Foi construído em 1461 pelo sultão Mehmet II, o conquistador de Constantinopla, como um pequeno armazém e ao longo dos anos sofreu com diversos incêndios e terremotos, sempre sendo expandido até chegar na dimensão atual.

Atualmente, conta com cerca de 5.000 lojas distribuídas por mais de 60 ruas cobertas, estima-se que o local recebe entre 300.000 a 500.000 turistas diariamente dependendo da época do ano e 25.000 pessoas trabalham no local.

Realmente é impressionante, o local é tão grandioso que você se perde facilmente entre as milhares de lojas.

O QUE VOCÊ IRÁ ENCONTRAR LÁ

Logo que você chega no mercado, se depara com a variedade de lojinhas e produtos que são comercializados.

Lá você vai encontrar loja de tapetes dos mais variados tipos e tamanhos, perfumes, tecidos, especiarias, roupas, joalheria, cerâmica, doces típicos, artigos de decoração, roupas em couro, restaurantes, café e muito mais. 

O local ainda possui casa de câmbio para você trocar seu dinheiro por liras turcas, mesquitas e uma delegacia.

Eu fiquei 3 horas no Grand Bazar e pude perceber que apesar da aglomeração de turistas e lojistas nos corredores do mercado, o local é muito seguro.

As lojas de artigos espalhadas pelos corredores do Grand Bazar
As lojas de artigos espalhadas pelos corredores do Grand Bazar

DICAS IMPORTANTES

  1. Vá com tempo disponível para ficar no mínimo 3 horas. São 45.000 metros quadrados de lojas. Eu deixei pra ir no último dia em Istambul e fui logo no primeiro horário da manhã. 
  2. Não faça compras com dólar ou euro, pois os vendedores irão sempre tirar vantagem no câmbio da lira turca para receber seu dinheiro. Há casas de câmbio dentro do complexo, então recomendo fazer o câmbio e comprar nas lojas com a moeda da Turquia.
  3. A negociação faz parte do passeio, tenha paciência para negociar com o vendedor, pois normalmente você vai pagar no mínimo 50% ou menos do valor inicial do produto. Nunca pague o valor da etiqueta, pois é muito superfaturado.
  4. Algumas das reclamações de quem já visitou o Grand Bazar, é que alguns vendedores abordam o turista de maneira agressiva, então seja tolerante e diga “no, thank you” e procure outra loja.
  5. Se você não fala inglês não se preocupe, pois o vendedor turco recebe tantos visitantes por dia que provavelmente ele vai saber falar algo que você entenda para te vender o produto. Se preciso use a calculadora ou celular para mostrar os números do preço.

ONDE ESTÁ LOCALIZADO O GRAND BAZAR

Se você estiver turistando pelo centro da cidade, você poderá ir a pé partindo da Basílica de Santa Sofia e Mesquita Azul, a caminhada leva uns 20 minutos até chegar aos arredores do Grand Bazar.

Pra quem vai utilizando o tram (metrô de superfície), pode descer na estação Beyazit, próximo ao centro histórico de Sultanahmet. O Grand Bazar possui 4 portões de entradas principais, em cada uma delas há um grande portão de ferro. Muito fácil de achar e se localizar.

O horário de funcionamento é de segunda a sábado das 9h até 19h. Aos domingos e feriados religiosos o mercado não abre.

Se você já conhece o Grand Bazar, deixe nos comentários contando como foi sua experiência. Se ainda não conhece, que tal planejar essa trip pra Turquia?

Portão de entrada do Grand Bazar
Portão de entrada do Grand Bazar | Foto @fgabriell

LEIA MAIS:

LEIA TAMBÉM

Deixe um comentário