dubai

Dubai imperdível: Saiba o que fazer e qual a melhor época para ir

por Fernando G.

No post de hoje, vou relatar minha experiência em Dubai, dicas do que fazer e melhores atrações turísticas, tudo pra você não perder tempo e aproveitar sua estadia.

No total, foram 4 dias nos Emirados Árabes, viajei acompanhando um grupo de turistas, na qual a agência onde eu trabalho organizou, então tudo já estava programado e não tinha como “quebrar o roteiro”

Além disso, quando eu ouvia falar em Dubai, logo pensava nos famosos arranha-céus, e de fato, são as grandes atrações na cidade, mas Dubai não é só isso. É uma cidade incrível, cheia de contrastes, do luxo aos tradicionais barquinhos chamados de “abra” e bairros antigos.

Quer saber mais sobre o que fazer em Dubai? Vamos lá…

BURJ KHALIFA, O MAIS ALTO DO MUNDO

Não poderia deixar de começar por ele, afinal, o Burj Khalifa é o edifício mais alto do mundo, com 828 metros de altura e 160 andares. Com quase 1 km de extensão, tirar uma foto que caiba todo o prédio é uma tarefa complicada.

Para visitar o Burj Khalifa, é necessário ir até o subsolo do Dubai Mall. Eu recomendo comprar o ticket com antecedência, para não correr o risco de pagar mais caro ou ter o ingresso esgotado naquele dia. O ingresso você consegue pode comprar aqui no site oficial do Burj Khalifa

O observatório, chamado At the Top, está localizado no 124º andar, com vista 360 graus é possível ver uma paisagem desértica rodeado de prédios, que visto lá de cima se parecem miniaturas. Realmente é muito deslumbrante.

Burj Khalifa, edifício mais alto do mundo
Burj Khalifa, edifício mais alto do mundo

BURJ AL ARAB

Considerado o hotel mais luxuoso e único 7 estrelas do mundo, o Burj Al Arab é um dos cartões postais mais famosos de Dubai. Construído em sua própria ilha artificial, o hotel possui 321 metros de altura e tornou-se uma parada obrigatória, seja para admirar sua beleza arquitetônica ou até mesmo hospedar-se em uma das suites. 

O melhor local (e gratuito) para tirar uma foto do hotel, é na Jumeirah Beach, uma praia pública em frente ao Burj Al Arab. 

Se você estiver disposto a viver uma experiência totalmente única e diferente, se hospede pelo menos uma noite neste luxuoso hotel ou faça uma reserva para jantar em um dos restaurantes disponíveis. Deve ser incrível.

THE PALM JUMEIRAH

Localizada na costa de Dubai, a Palm Jumeirah é uma das atrações mais famosas da cidade. Além de ser um chamariz turístico, é uma zona repleta de condomínios de luxo, shoppings, restaurantes e hotéis entre os quais se destaca o Atlantis The Palm Hotel, que conta com o maior parque aquático do Oriente Médio.

Infelizmente, eu não tive a oportunidade de ver o formato da palmeira do alto, porque meus dias em Dubai foram muito corridos.

Se puder, faça o passeio de helicóptero, salto de paraquedas ou sobrevoo com um hidroavião, assim você terá a visão perfeita da Palm Jumeirah.

A vista da Palm Jumeirah de cima
A vista da Palm Jumeirah de cima

DUBAI MALL, O MAIOR SHOPPING DO MUNDO

O shopping Dubai Mall abriu as portas em 2008 e se tornou o maior e mais visitado shopping do mundo. Eu diria que é praticamente impossível conhecer tudo em um só dia.

Com mais de 1.200 lojas e 14.000 vagas de estacionamento, o shopping tem lojas pra todos os gostos e bolsos.

Localizado em Downtown, no complexo do Burj Khalifa, Dubai Mall possui diversas atrações turísticas: 

  • Dubai Aquarium e Zoológico Subaquático: maior aquário do mundo com mais de 30.000 animais marinhos.
  • Ice Rink: maior pista de patinação no gelo com tamanho olímpico. 
  • Kidzania: réplica de uma mini-cidade totalmente educativa e interativa, onde as crianças brincam de ser como adultos.

Todos os dias ocorre um belo espetáculo de água, som e luzes, numa lagoa artificial localizada dentro do complexo. Esse show gratuito dura 10 minutos, a partir das 18h. Se quiser uma experiência mais emocionante, pegue as gôndolas no Dubai Mall para ver o show bem de pertinho. 

TOUR SAFARI NO DESERTO

O tour pelo deserto de Dubai é um passeio clássico, e por ser clássico, é o mais procurado. Várias operadoras de turismo realizam o tour e todas seguem mais ou menos o mesmo padrão. 

As empresas pegam o passageiro no hotel por volta das 15h e de lá partem para as dunas do deserto em carros 4×4. São quase 40 minutos de viagem até a primeira parada para fotos. Depois começa o rally pelo deserto dos Emirados.

Há muitas subidas e descidas, curvas e o carro balança bastante, mas nada que comprometa a segurança.

Após chegar no acampamento, é possível andar de camelo (uma voltinha rápida de 2 minutos), fazer tatuagem de henna e curtir o pôr do sol sensacional do deserto.

Ao anoitecer é servido um buffet (nada de excepcional) com bebidas não alcoólicas e após, ocorre shows típicos de dança do ventre e coreografias com fogo e espada. O retorno geralmente às 21h. O custo médio do passeio é AED 300. (Dirham)

Tour no deserto de Dubai
Tour no deserto de Dubai | Foto @fgabriell

BATE E VOLTA ABU DHABI

Abu Dhabi é a capital dos Emirados Árabes e tem se tornando um destino tão importante quanto Dubai, está localizada há 150 km de distância em uma viagem que dura em média de 1h e 30min.

Como estávamos em grupo, já tínhamos um guia contratado para nos mostrar um pouco da cidade. No entanto, nosso tempo foi muito curto, mas o que mais me atraiu, com certeza foi a Sheikh Zayed Grand Mosque, uma das mesquitas mais grandiosas e famosas do mundo.

O local é simplesmente impressionante, rico em detalhes, possui o maior tapete persa do mundo, lustres gigantescos com milhares de cristais Swarovski, pilastras e cúpulas douradas. A mesquita dispõe de um audioguia em português e a entrada é gratuita.

Mesquita Sheikh Zayed em Abu Dhabi
Mesquita Sheikh Zayed em Abu Dhabi | Foto @fgabriell

Outra atração da cidade é a Ferrari World Abu Dhabi, um parque de diversão temático da Ferrari, incluindo a montanha russa mais rápida do mundo. Para valer a pena, você precisa ter metade do dia disponível para aproveitar todos os brinquedos. O ingresso você pode comprar direto no site do parque.

As modernas torres da Etihad Towers, também chamam atenção dos turistas. Eu sempre gostei de tirar fotos de skylines (conjunto de construções altas com tendências de arquitetura e design) e esse complexo de 5 torres é incrível. Três prédios são residenciais, um é comercial e outro é Bab Al Qasr Hotel

Uma cena do filme Velozes e Furiosos 7 ocorre no local. Os personagens saltam pilotando uma Ferrari de uma torre a outra.

As atrações como Yas Island, ilha conhecida por sediar uma das etapas do circuito de Fórmula 1 e o Emirates Palace, o hotel mais luxuoso de Abu Dhabi e considerado a construção mais cara do mundo (mais de 3.5 bilhões de dólares), infelizmente não cheguei a conhecer por falta de tempo. 

Recomendo ficar no mínimo dois dias em Abu Dhabi, para conhecer tudo com mais tranquilidade. Se você alugar um carro, em alguns pontos da cidade será complicado ter estacionamento. No caso de pegar um táxi ou transfer, perde-se um tempo de deslocamento entre um local e outro. Portanto, avalie bem o custo benefício.

DUBAI SOUKS

Depois de conhecer tudo que há de mais moderno e luxuoso em Dubai, visitamos onde tudo começou: o centro de Dubai. É o lugar ideal para visitar e aprender mais sobre a história e tradição deste emirado.  

Lá estão localizados os bairros de Bur Dubai e Deira e as atrações como Museu de Dubai, Mercado do Ouro e Mercado de Especiarias. Os bairros são divididos por um canal, chamado de Dubai Creek. Então, mesmo que você não compre nada, vale muito a pena conhecer esses souks.

Museu de Dubai 

Foi construído dentro do Forte Al Fahidi (de 1787), é um passeio bem interessante para conhecer um pouco da história da cidade e do estilo de vida do povo árabe. O museu é bem pequeno e rapidinho pra visitar, mas oferece uma imersão para os turistas verem como Dubai se tornou o que é hoje. 

Mercado do Ouro

Também conhecido como Gold Souk, o Mercado do Ouro, é um dos locais mais visitados da cidade, lá se encontra o maior anel de ouro do mundo.

O local é grande e organizado com várias lojinhas que vendem jóias, ouro e lembranças de viagem. O governo de Dubai garante a qualidade das peças. Pechinchar, é uma dica para obter os melhores preços.

Maior anel de ouro do mundo.
Maior anel de ouro do mundo | Foto @fgabriell

Mercado de Especiarias

O Mercado de Especiarias, ou Spice Souk, é um mercado menor, apertado, com produtos expostos no meio da rua. Aquela combinação de cores, sabores e aromas, tornam o passeio mais interessante. Neste mercado, você encontra diversas especiarias tradicionais como sementes, corantes e temperos de diversas regiões do Oriente Médio.

Mercado de Especiarias em Dubai
As cores e aromas do Mercado de Especiarias | Foto @fgabriell

Dubai Creek

É um canal de água salgada, que divide o centro de Dubai em duas partes: de um lado está Bur Dubai e de outro Deira. A história de Dubai começou aqui, foi através do canal que chegavam centenas de barcos que faziam o comércio entre a Índia e África.

No entanto, hoje se tornou uma atração, pois o jeito mais interessante de cruzar de um bairro a outro é pegar um barquinho de madeira chamado “abra”, tipo um táxi aquático muito utilizado pelos comerciantes locais. A travessia dura uns 10 minutos e o valor custa uma moedinha de AED 1.

O MAPA DOS PONTOS TURÍSTICOS

MELHOR ÉPOCA PARA IR A DUBAI

A melhor época para ir a Dubai é nos meses de outubro a abril, período considerado “inverno” quando as temperaturas ficam entre 20ºC e 30ºC. Essa época é perfeita para aproveitar os passeios ao ar livre sem ser sufocado pelo calor. 

A desvantagem é que esses meses são considerados alta temporada, portanto é importante fazer suas reservas com antecedência para encontrar o melhor preço.

No verão, de maio a setembro, os dias são muito quentes. Na sombra, a sensação térmica pode chegar a 40ºC. Nós fomos em Agosto e o calor era insuportável. Em compensação, nessa época os hotéis e companhias aéreas oferecem tarifas bem mais baratas e algumas promoções.

TUDO VALEU A PENA!

Essa foi minha experiência pelo Emirados Árabes. Na verdade, é tudo muito artificial, mas ao mesmo tempo é incrível as construções, prédios e atrações, por mais riqueza que exista por trás disso tudo, é isso que torna Dubai e Abu Dhabi especiais.

Infelizmente, não consegui fazer 3 passeios que eu gostaria muito de ter feito: passeio de balão no deserto, visitar o Miracle Garden e o passeio de helicóptero para ver o desenho da Palm Jumeirah do alto.

Gostou desse artigo sobre Dubai? Deixe seu comentário, curta e compartilhe. Estou a disposição para ajudá-los com todas as dúvidas.

LEIA MAIS:

LEIA TAMBÉM

Deixe um comentário