Singapura

Saiba os motivos que vão levar você a viajar para Singapura

por Fernando G.

Singapura é uma cidade-Estado do Sudeste Asiático extremamente organizada e desenvolvida. Apesar das influências chinesa, árabe e indiana da população, o inglês é um dos idiomas oficiais do país, o que ajuda bastante o turista durante os passeios turísticos pela cidade. 

Entretanto, essa cidade com belíssimas paisagens também chama a atenção principalmente por prezar pelo desenvolvimento sustentável, além de ser uma cidade limpa, muito segura e receptiva.

Quando você pisa no Aeroporto de Changi, considerado o melhor aeroporto do mundo, você descobre porque Singapura é muito mais atraente e interessante do que imagina.

A minha estadia em Singapura durou 4 dias, tempo suficiente para visitar todos os lugares que planejei. Esse artigo apresenta os melhores pontos turísticos e muitas dicas para você aproveitar sua viagem da melhor maneira.

MARINA BAY SANDS

O Marina Bay Sands é o ponto turístico mais visitado de Singapura, além de ser um luxuoso hotel, o complexo abriga um cassino, um teatro, um museu e um shopping. Esse empreendimento hoteleiro é sensacional, um dos mais caros do mundo.

O hotel é composto por três torres que são conectadas a uma enorme cobertura com piscina de borda infinita de 150 metros de comprimento. É uma construção incrível, que tem uma vista linda e localizado na região mais turística da cidade.

O preço de uma diária no Marina Bay Sands, não é barato, mas também não é completamente um absurdo como em outros hotéis famosos pelo mundo. O valor médio é de USD 300.

O não hóspede pode ter acesso aos restaurantes e bares, mas se quiser ver a linda paisagem da cobertura do hotel, a minha dica é comprar um ticket para o Sky Deck. Você vai pagar SGD 25 (dólar de Singapura) e ainda ganhar um drink no Cé La Vi bar. A vista lá de cima é sensacional!

A vista da cobertura do hotel Mariana Bay Sands
A vista da cobertura do hotel Marina Bay Sands

GARDENS BY THE BAY

Inaugurado em 2012, o Gardens by the Bay, é umas das atrações imperdíveis de Singapura. O parque futurista tem 101 hectares e está localizado entre o mar e o complexo Marina Bay Sands, as principais são: as estufas Flower Dome e Cloud Forest e as Supertress Grove, que são as árvores gigantes construídas em metal.

A entrada do parque é gratuita, o que dá pra aproveitar bastante e percorrer as áreas ao ar livre dos jardins.

Após o pôr do sol, ocorre um espéculo gratuito de luzes e música na área das superárvores. O show é muito lindo e acontece diariamente às 19h45min e 20h45min com duração de 15 minutos. Vale muito a pena ficar pra assistir!

O espetáculo de luzes e musica no Gardens by the Bay
O espetáculo de luzes e música no Gardens by the Bay

SINGAPORE FLYER, A MAIOR DO MUNDO

Com o título de maior roda gigante do mundo, com 165 metros de altura, a Singapore Flyer pode levar até 784 passageiros simultaneamente, cada cápsula tem capacidade para até 28 pessoas com conforto. A volta completa dura em torno de 30 minutos.

O ingresso mais comum custa SGD 33 (dólar de Singapura), mas existem vários pacotes, como até reservar uma cabine só pra você com jantar e champanhe inclusos. 

Eu recomendo fazer o passeio à noite, com a vista da cidade toda iluminada. Porém, em dias de céu aberto é possível avistar parte da Malásia e Indonésia. Entretanto, pode parecer uma atividade meio monótona, mas à medida que vai subindo, é possível enxergar a cidade por diferentes ângulos, fazendo valer a pena.

Singapore Flyer, a maior roda gigante do mundo
Singapore Flyer, a maior roda gigante do mundo

SINGAPORE BOTANIC GARDENS

O jardim botânico de Singapura é um dos mais belos do mundo. Lindo, gigante e organizado, o Singapore Botanic Gardens atualmente abriga mais de 10 mil espécies de plantas e recebe cerca de 4,5 milhões de visitantes por ano.

Em 2015, o espaço recebeu o título de Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO – o único de toda a cidade-Estado. Um dos motivos para receber esse título, é o fato de ter uma enorme coleção de orquídeas. O Jardim das Orquídeas, é uma atração a parte, é a maior exposição de orquídeas do mundo.

A entrada no jardim é gratuita, apenas o acesso ao Jardim das Orquídeas custa SGD 5 (dólar de singapura).

O lindo Jardim Botânico de Singapura
O lindo Jardim Botânico de Singapura | Foto @fgabriell

ORCHARD ROAD

Orchard Road é uma das principais avenidas da cidade, com pouco mais de 2 km de extensão. O percurso abriga um shopping ao lado do outro, é uma perdição para quem gosta de fazer compras. Tem lojas para todos os tipos de bolso, desde as mais luxuosas até mais simples e é essa variedade que torna o local tão atraente para todos os tipos de público.

Alguns shoppings possuem vários andares e são interligados às estações de metrô, então muitas vezes a passagem de um lado para o outro é subterrânea. 

Contudo, se organize para ir com tempo, mesmo que não tenha o hábito de fazer compras, uma vez que estiver lá é impossível não se sentir envolvido pela atmosfera de consumismo da região.

Orchard Road, a principal rua comercial da cidade
Orchard Road, a principal rua comercial da cidade

CLARKE QUAY

Localizado às margens do rio Singapura, Clarke Quay é uma região muito convidativa para curtir a noite da cidade. O lugar é uma excelente pedida, porque reúne vários barzinhos, pubs, restaurantes, muitos com música ao vivo. Há opções para quem quer curtir uma noite em família, bem como para os amigos que querem beber e se divertir.

O local é muito agradável, com opções de culinária de diversas parte do mundo. O díficil é escolher onde ir diante de tantas opções. Tem de tudo!

Se você está fazendo um roteiro de 3 a 4 dias em Singapura, você precisa ir a Clarke Quay pelo menos uma noite. 

Clarke Quay é a melhor região da cidade para curtir a vida noturna
Clarke Quay é a melhor região para curtir a vida noturna | Foto @fgabriell

MERLION PARK, SÍMBOLO DE SINGAPURA

Um dos locais mais bonitos para admirar Singapura, sem dúvidas, é no Merlion Park. De lá é possível ver de frente o Marina Bay Sands, o Esplanade Theatre, a Singapore Flyer e os arranha-céus do Financial Districts.

Metade leão e metade peixe, Merlion é o símbolo de Singapura. A cabeça do leão representa a “cidade-leão” que se tornou Singapura e o corpo de peixe representa os primórdios de Singapura, quando a cidade era uma vila de pescadores. 

O Merlion Park é bonito de visitar a qualquer hora do dia, mas especialmente a noite é espetacular, sobretudo no horário do show de luzes e água do hotel Marina Bay Sands. O espetáculo é gratuito e ocorre diariamente às 20h e 21h30min com duração de 15 minutos.

CHINATOWN, LITTLE INDIA, ARAB QUARTER

Ao visitar os bairros étnicos de Singapura, você tem a impressão de que está visitando um novo país dentro de um país (vocês me entenderam?!). Em cada bairro, as lojinhas e comidas típicas do país oferecem uma imersão cultural como uma experiência única.

Chinatown

Nesse bairro está localizado o famoso restaurante com estrela Michelin, cujo prato de destaque é o Soya Sauce Chicken Rice (arroz ao molho de shoyo e frango) que custa menos de R$ 10 (SGD 2.50). A barraquinha 126 chama-se Liao Fan Hawker Chan e está no segundo andar do hawker center de Chinatown.

Também nessa região está localizado o Buddha Tooth Relic Temple (Templo da Relíquia do Dente de Buda), a entrada é gratuita e vale muito a pena. 

O bairro é o lugar ideal para encontrar várias lojinhas que vendem de tudo um pouco e as ruas enfeitadas com lanternas chinesas te deixam mais familiarizado com a cultura chinesa.

Buddha Tooth Relic Temple localizado em Chinatown
Buddha Tooth Relic Temple localizado em Chinatown

Little India

Little India (Pequena Índia) é um dos bairros étnicos mais tradicionais de Singapura. O cheiro de especiarias, o mercadinho de rua e as casinhas com cores vibrantes chamam a atenção do turista. É um lugar muito agradável para fazer um passeio e conhecer um pouco da India em Singapura.

Não deixe de conhecer a Tekka Centre, Little India Arcade e para os consumistas de plantão, o Mustafá Centre, um centro comercial que vende inúmeros artigos e fica aberto 24h.

Uma das melhores experiências de conhecer esse bairro, foi entrar no templo de Sri Veeramakaliamman, é o templo mais importante da comunidade hindu construído em 1881.

Arab Quarter

Conhecido como Kampong Glam, o Arab Quarter é um pequeno bairro reservado para a comunidade muçulmana. O ponto de partida para conhecer esse autêntico bairro das lojas de tecidos, perfumes, couro, tapetes, é a Mesquita do Sultão (Sultan Mosque), cuja cúpula dourada pode ser avistada de longe.

Há também muitos restaurantes na Bussorah Street, uma rua de pedestres rodeada de casas coloniais coloridas que abrigam lojas, cafés e diversos estabelecimentos do mundo árabe.

Todas essas regiões citadas mostram a receptividade e acolhimento de Singapura em relação às pessoas de diferentes nações.   

ILHA DE SENTOSA

A Ilha de Sentosa é um mundo à parte de tudo que você irá visitar na city. Localizada a menos de 30 minutos de Singapura, é um local de diversão para todas as idades. Sentosa é o lugar ideal para aproveitar um dia de aventuras, paz, tranquilidade.

Uma das atrações principais é a Universal Studios, o parque não é grande, mas é muito querido por todos, independentemente da faixa etária. O local também abriga uma estátua de Merlion (sendo possível visitá-lo por dentro), o parque aquático Adventure Cove, o famoso museu de cera Madame Tussauds e o SEA Aquarium. 

Sentosa ainda possui praias artificiais com ótima estrutura, como Palawan Beach e Siloso.

Há várias maneiras de chegar em Sentosa, eu fui de Cable Car, um famoso teleférico que faz o caminho aéreo até o coração da ilha. 

Indo conhecer a Ilha de Sentosa de Cable Car
Indo conhecer a Ilha de Sentosa de Cable Car | Foto @fgabriell

O MAPA DOS PONTOS TURÍSTICOS

VALEU A PENA?

Essa foi minha incrível experiência em Singapura, uma viagem diferente, tudo já estava previamente programado, guia local contratado e eu acompanhando um grupo de 55 viajantes que foram fazer um cruzeiro pelo Sudoeste Asiático. Valeu cada segundo e agradeço à Sinostur pela oportunidade. Espero poder voltar um dia.

LEIA TAMBÉM

Deixe um comentário