Você planejou suas férias no Rio de Janeiro e viu que a previsão do tempo está indicando dias de chuva? Calma! Não se preocupe. Certamente, você já ouviu aquele refrão que diz: “cidade maravilhosa, cheia de encantos mil…”.
E realmente é uma cidade maravilhosa, pois além das praias e belezas naturais que tornam o Rio de Janeiro um dos lugares mais desejados do mundo, o errejota oferece uma experiência incrível para dias nublados e chuvosos.
Eu já fui algumas vezes para o Rio de Janeiro e a idéia é sempre aproveitar os dias ensolarados com praias, trilhas e passeios, mas quando você menos espera a chuva tá lá!
Em razão disso, ter um plano B é sempre uma ótima pedida. Afinal, você está de férias e quer aproveitar a cidade de todos os jeitos.
Em dias de chuva, a melhor maneira de se locomover pela cidade é metrô ou uber, não tem erro! Nesse artigo, vou te ajudar com algumas sugestões do que você poderá fazer, quando o sol não estiver presente durante sua estadia no Rio.
VISITA AO CENTRO CULTURAL DO BANCO DO BRASIL
O CCBB foi a primeira agência bancária do Brasil, está localizado em um prédio histórico no centro do Rio de Janeiro.
Parada obrigatória para os dias de chuva na cidade, o local possui um ótima programação cultural como exposições, shows musicais, peças de teatro, além de, uma cafeteria, livraria e um restaurante bem charmoso. A entrada é gratuita.

TEATRO MUNICIPAL
Inaugurada em 1909, o Teatro Municipal é uma das principais casas de espetáculos do Brasil. Localizado no centro da cidade, o prédio foi inspirado na Ópera de Paris e ao longo de mais de 100 anos de história, já recebeu grandes nomes internacionais e importantes nomes da cultura brasileira.
O teatro tem capacidade para mais de 2000 pessoas e é a única instituição cultural brasileira a manter um coro, uma orquestra sinfônica e uma companhia de ballet, simultaneamente.
Você também poderá fazer uma visita guiada com duração de 50 minutos e ter uma verdadeira aula da história da arte. A programação completa você encontra no site do Teatro Municipal.

BIBLIOTECA NACIONAL, A MAIOR DA AMÉRICA LATINA
Um dos pontos turísticos que considero mais importante a ser visitado, é sem dúvidas, a Biblioteca Nacional. Fundada após a chegada da família real ao Brasil em 1808, a biblioteca surgiu para abrigar livros vindos de Portugal.
Hoje seu acervo é calculado em mais de 10 milhões de itens e cresce constantemente a partir de doações.
Considerada uma das maiores bibliotecas nacionais do mundo e a maior da américa latina, a Biblioteca Nacional oferece serviços ao público em geral para quem deseja consultar e pesquisar sobre seu acervo.
Algumas obras, por serem muito raras, são mantidas em cofres e somente retiradas de lá em ocasiões excepcionais, é o caso de Os Lusíadas, presente do próprio Luís de Camões à família real, a Bíblia de Mogúncia, primeira bíblia impressa do mundo, a Gramática da Língua Portuguesa, obra escrita por Pe.José de Anchieta que pertenceu a D. Pedro II e foi doada pelo imperador ao acervo.
A entrada da biblioteca é gratuita. Também é possível fazer uma visita guiada.

O MUSEU DO AMANHÃ
O Museu do Amanhã é meu lugar preferido para dias de chuva no Rio, está localizado na Praça Mauá e foi inaugurado em 2015.
O museu reúne ciência, arte e tecnologia, possui vários jogos interativos e retrata o futuro do planeta, através de uma narrativa sobre como poderemos viver e moldar as próximas décadas para evitar a destruição ambiental e um desastre climático.
Portanto, é um passeio que vale muito a pena, pois ele mexe com a conscientização das pessoas sobre o meio ambiente e mostra o que está acontecendo com nosso planeta de uma forma interativa. Para evitar filas, eu recomendo comprar o ingresso online no site do museu.
Se você quiser tirar uma fotografia perfeita do museu e toda a vista privilegiada, vá até o terraço do MAR (Museu de Arte do Rio), que é bem próximo ao museu.

MUSEU HISTÓRICO DO EXÉRCITO E FORTE DE COPACABANA
Um dos pontos que recomendo visitar no Rio, faça chuva ou faça sol, é o Forte de Copacabana, localizado entre a ponta de Copacabana e o Arpoador.
O forte foi construído no século XIX para o sistema de defesa na cidade e transformado em um espaço cultural, onde oferece atividades educativas e socioculturais. Na parte externa, encontra-se a Cúpula dos Canhões e a vista é deslumbrante.
Nele, está o Museu Histórico no Exército, é um dos principais museus militares do país. Foi criado com a missão de preservar e disseminar as tradições, valores e memória da história do Exército Brasileiro.
O ingresso para entrar no Forte é bem baratinho, custa 6 reais.

A DELICIOSA CONFEITARIA COLOMBO
Conhecer a confeitaria é um programa obrigatório, ela está totalmente conectada com a história artística e urbana do Rio de Janeiro. Por lá, já passaram grandes nomes como Juscelino Kubitschek, Getúlio Vargas, Olavo Bilac e Machado de Assis.
Fundada em 1894, a Confeitaria Colombo até hoje é uma das mais respeitadas casas comerciais do país, a mais famosa fica localizada no centro histórico da cidade.
Consequentemente, os preços são mais caros que qualquer outra padaria ou confeitaria da região, mas você não paga apenas pelo o que come e sim pela experiência de estar em uma confeitaria com mais de 125 anos de história.
Pra quem pretende ir no Forte de Copacabana, também há uma Confeitaria Colombo. Outras unidades estão no prédio do CCBB e Aeroporto Internacional do Galeão.

AQUA-RIO: O MAIOR AQUÁRIO DA AMÉRICA DO SUL
Visitar o AquaRio é o tradicional passeio em família, qualquer pessoa fica com vontade de conhecer o maior aquário da América do Sul e ele é perfeito para todas as idades.
Inaugurado em 2016 e localizado pertinho do Museu do Amanhã, o AquaRio se tornou uma das atrações imperdíveis da cidade, possui 28 tanques somados aos 4,5 milhões de litros de água e mais de 5.000 animais de 350 diferentes espécies.
Toda essa infraestrutura proporciona diversão e educação para todos os públicos.
São vários ambientes com muitos tanques diferentes um do outro e telas interativas explicando cada espécie, você pode passar horas lá dentro sem perceber. Sem dúvidas, essa experiência é uma aula sobre a vida marinha.
Outras atrações que o aquário oferece é a possibilidade de fazer um mergulho de flutuação no tanque principal e para crianças a partir de 6 anos, a experiência chamada Dormindo no Aquário, ambas mediante a agendamento e valor à parte do ingresso.
Compre o ingresso online com hora marcada no site oficial do AquaRio e tente ir pela manhã em dias de semana. Com certeza o passeio será melhor aproveitado e vai evitar disputa por espaço para tirar a melhor foto.

FAÇA UM TOUR NO MARACANÃ
O Estádio do Maracanã é um dos estádios mais emblemáticos e históricos do mundo. Por lá, já passaram muitas lendas do futebol e muitas histórias, tudo isso é possível vivenciar fazendo um tour guiado pelo Maracanã.
Para os apaixonados por futebol, não deixem de conhecer esse templo sagrado do futebol mundial.
O tour leva os visitantes aos bastidores do estádio e para exposições que reúnem peças marcantes da história do futebol brasileiro, como o uniforme usado por Garrincha na Copa de 1962 e algumas peças cedidas por Zico, o maior artilheiro do Maracanã com 334 gols.
Também é possível acessar o vestiário, a sala de coletiva de imprensa, arquibancadas e o gramado.
O tour pelo Maraca tem duração 40 minutos e pode ser guiado ou não, o preço é R$ 65 tour guiado e R$ 55 tour não guiado e meia entrada com desconto de 50%.

BATER PERNA EM ALGUM SHOPPING DO RIO
Sim, em dias de chuva na cidade maravilhosa, você pode ir bater perna em algum shopping, ir no cinema ou comer em algum restaurante, são ótimas opções de passeios.
O Rio conta com alguns dos shoppings mais charmosos do Brasil, em cada parte da cidade tem um shopping, na zona sul, o Shopping Leblon e o Fashion Mall são mais sofisticados e possuem ótimos restaurantes.
O Rio Sul é mais popular, são 7 andares de lojas. Com oito andares, o Botafogo Praia Shopping, é conhecido por seu terraço panorâmico e a vista é espetacular mesmo nublado.
Para quem fica nos arredores da Barra da Tijuca, na zona oeste, os principais são o Barra Shopping, New York City Center e o Village Mall, os dois primeiros sendo mais populares e o último voltado às lojas de grife.
O MAPA DOS PONTOS TURÍSTICOS
Então, gostaram das dicas sobre o que fazer no Rio de Janeiro em dias de chuva? Realmente a cidade não recebe o título de “maravilhosa” à toa. Curta, comente e compartilhe.