aeroporto singapura

Singapura: saiba o que conhecer no melhor aeroporto do mundo

por Fernando G.

Neste artigo completo, apresento o Singapore Changi Airport (Aeroporto Changi de Singapura), considerado o melhor aeroporto do mundo por 8 anos consecutivos.

Em dias normais, o aeroporto tem voos para mais de 200 destinos em todo o mundo. No último ano mais de 65 milhões de passageiros passaram por lá. 

Se você está preocupado(a) em levar um “chá de cadeira” e ter que esperar horas pelo seu voo de partida, você acaba de saber: SIM, você está no lugar certo pra isso!

Esse é o aeroporto ideal para ficar horas e horas vagando pelos terminais até a hora de partir.

AS FACILIDADES DO AEROPORTO

O aeroporto de Singapura, possui dezenas de máquinas de autoatendimento espalhadas pelo saguão para realizar o processo de check-in e despacho de malas, dispensando a necessidade de um funcionário local para auxiliar nessa tarefa. Tudo é muito automatizado e de fácil acesso.

O lugar oferece comodidades realmente impressionantes: wi-fi e cinema gratuitos, lojas de marcas famosas, lounges com TV, espaço kids, poltronas de massagem, orquidário, jardim de cactos e girassóis, piscina, computadores à vontade para acessar a internet e até mesmo serviço gratuito de um tour por Singapura para aqueles que estão em conexão.

Sem falar no novo complexo inaugurado em 2019 batizado de Jewel, que liga 3 dos 4 terminais do aeroporto e possui a mais alta cachoeira interna do mundo.

Não é à toa que ostenta o título de melhor aeroporto do mundo por tantos anos seguidos. 

O magnífico aeroporto de Singapura
O magnífico aeroporto de Singapura | Foto Site oficial

Infelizmente, quando eu estive em Singapura, me programei para ficar no aeroporto só 6 horas antes do meu voo de partida e não consegui ver tudo, pois realmente é muuuuuita coisa!

E na chegada a Singapura, desembarquei eram 2h da manhã (depois de mais de 40h de viagem pois atrasou a conexão em Istambul) estava morto de cansado querendo chegar logo no hotel.

O deslocamento entre os terminais 1, 2 e 3 é através de um sistema gratuito Skytrain, que funciona das 6h à meia noite, a cada 4 minutos. Em outros horários há uma linha de ônibus shuttle gratuito.

No caso do terminal 4, pegue o shuttle gratuito, que parte do T3 até T4, que funciona 24 horas.

Os terminais do aeroporto de Singapura
Os terminais do aeroporto de Changi | Foto Site oficial

Você já sabe o que vai fazer em Singapura? Quais os pontos turísticos mais atraentes? Leia esse artigo sobre minha experiência nessa cidade tão deslumbrante.

O QUE CONHECER NO AEROPORTO DE CHANGI

Vou listar abaixo as principais atrações do aeroporto, àquelas que eu realmente acho que vale a pena a caminhada para conhecer.

Terminal 1: 

Área Pública

  • Arrival Garden: é o “Jardim da Chegada”, recebe os visitantes ao aeroporto de Changi com um jardim de 460m² repleta de vegetação natural proporcionando uma experiência única ao ar livre. Localizado no 1º andar.
  • Kinetic Rain: escultura em movimento composta de 1.216 gotículas de bronze. A coreografia é controlada por um sistema de motores motorizados que formam 16 efeitos sensacionais, como um avião, um balão de ar quente e até um dragão. Localizado no 2º andar.
A coreografia da escultura chamada de Kinect Rain

Área em Trânsito

  • Cactos Garden: jardim localizado na cobertura (3º andar), esse jardim compõe mais de 100 espécies de cactos e plantas áridas e secas da Ásia, África e América
  • Discovery Garden: no Discovery Garden, os viajantes podem caminhar pelas passarelas elevadas para se aproximar da natureza. Um dos lugares mais bonitos do Aeroporto de Changi. Localizado no 2º andar.
  • The Social Tree: é a maior instalação interativa do aeroporto com 9 metros de altura. Em torno da Árvore Social, há totens fotográficos que permite você compartilhar suas fotos e vídeos em 64 telas de 42 polegadas, exibidas em 360 graus com vários fundos animados. Localizado no 2º andar.
The Social Three localizado no 2º andar do Terminal 1
The Social Three localizado no 2º andar do Terminal 1 | Foto Site oficial

Terminal 2: 

Área Pública

  • A Millions Time at Changi: essa obra de arte é uma interação entre o caráter fundamental de um relógio analógico e a beleza do movimento sincronizado. Localizado no 2º andar.
A Millions Time at Changi no Terminal 2

Área em Trânsito

  • Enchanted Garden: o “Jardim Encantado” ganha vida com imagens e sons. Enquanto os sensores de presença acionam sons da natureza, a iluminação através de fibra ótica e LED formam um tapete de luzes cintilantes. Localizado no 2º andar.
  • Sunflower Garden: o jardim possui diversos tipos de girassóis cultivados no próprio aeroporto. É um local alegre e ensolarado durante o dia e à noite com uma iluminação especial se torna mais fascinante. Localizado no 3º andar.
A iluminação do Jardim Encantado no Terminal 2 do aeroporto
A iluminação do Jardim Encantado | Foto Site oficial

Terminal 3:

Área Pública

  • The Slide@T3: é o escorregador mais alto do mundo em um aeroporto, com 12 metros de altura. A cada SGD 10 (dólar de Singapura) gastos no aeroporto no mesmo recibo, ganha-se o direito de escorregar 1 vez. Localizado no 1º andar.
O escorregador mais alto do mundo em um aeroporto
O escorregador mais alto do mundo em um aeroporto | Foto Site oficial

Área em Trânsito

  • Butterfly Garden: é o primeiro jardim de borboletas do mundo construído em um aeroporto. Possui mais de 1.000 borboletas tropicais, plantas com flores, vegetação e uma cachoeira de 6 metros. Localizado no 2º e 3º andar.
  • Crystal Garden: o “Jardim de Cristal” são 12 esferas de esculturas artesanais de vidro-leão, todas feitas à mão com acabamentos diferentes. Ao redor deles estão canteiros de plantas com flores em camadas. Localizado no 2º andar.
Crystal Garden localizado no Terminal 3 do aeroporto de Singapura
Crystal Garden localizado no Terminal 3 | Foto Site oficial

Terminal 4:

Área Pública

  • Les Oiseaux: “Os Pássaros” é uma escultura de três pássaros de arame em aço inoxidável. Um dos pássaros está no chão e outros dois estão suspensos no ar. Juntos, os três pássaros simbolizam a conexão entre o céu e a terra, e entre os sonhos e a realidade. Localizado no 1º e 2º andar.
Os Pássaros, simbolizando a conexão entre o céu e a terra no Terminal 4
Os Pássaros, simbolizando a conexão entre o céu e a terra | Foto Site oficial

Área em Trânsito

  • Heritage Zone: inspirada no passado das famílias tradicionais chinesas, o local exibe na fachada de uma loja, uma apresentação teatral de 6 minutos, dando a idéia de como era a vida em Singapura nos anos 30. Localizado no 2º andar.
Heritage Zone está localizado no 2º andar do Terminal 4
Heritage Zone está localizado no 2º andar do Terminal 4 | Foto Site oficial

JEWEL: O NOVO COMPLEXO DO AEROPORTO DE SINGAPURA

Inaugurado em Abril de 2019, o novo complexo do Changi Airport é uma mistura de entretenimento e varejo com temas da natureza.

Construído sobre o antigo estacionamento ao ar livre com a necessidade de expandir a capacidade do Terminal 1, levou a uma estratégica concepção de Jewel como uma joia de destino, assim aumentando a posição de líder global no centro da aviação da Ásia. 

A impressionante cúpula de vidro e aço inclui jardins, diversas atrações (a maioria tendo que comprar ingresso), um hotel e mais de 300 lojas e restaurantes, distribuídos em 10 andares.

Sem dúvidas, as principais atrações estão entorno da mais alta cachoeira interna no mundo, chamada de Rain Vortex. A Shiseido Forest Valley, um dos maiores jardins internos da Ásia com mais de 3.000 árvores e palmeiras e a Canopy Bridge, uma ponte com de 25 metros de altura, piso de vidro e rodeada de vegetação, merecem destaque.

Apresentação da Jewel Changi Aiport
Rain Vortex, principal atração do aeroporto de Singapura
Rain Vortex, principal atração do aeroporto de Singapura

Como ir até Jewel

  • Do Terminal 1: a entrada está conectada ao saguão de desembarque no 1º andar.
  • Dos Terminais 2 e 3: uma caminhada de 5 a 10 minutos através de uma ponte de ligação dos saguões do T2 ou T3, também há placas de sinalização.
  • Do Terminal 4: pegue o serviço de ônibus shuttle para o T2, em seguida vá até a ponte de ligação no saguão de embarque no 3º andar.

COMO IR DO AEROPORTO ATÉ O CENTRO

O Aeroporto de Changi está localizado há apenas 20 km do centro da cidade. Fui e voltei de trem, é super seguro e organizado, mas tem outras opções também. 

  • Trem: pegue o trem da estação MRT do aeroporto de Changi para a estação de Tanah Merah (Linha Verde EW4) e transfira para a East West Line em direção a estação Tuas Link (Linha Verde EW33) ou da estação MRT do aeroporto para a estação Expo e transfira para linha Downtown (Linha Azul) em direção a estação Bukit Panjang (Linha Azul DT1).

O valor do ticket do MRT depende da distância. Clicando neste link você pode ver as tarifas e os horários dos trens no SMRT Journey Planner. Os tickets podem ser adquiridos nos guichês das estações ou máquinas de autoatendimento. 

O mapa do metrô de Singapura
O mapa do metrô de Singapura | Foto @fgabriell
  • Táxi: os táxis estão disponíveis nas áreas de chegada do T1 e T3. O trajeto até o centro da cidade leva cerca de 30 minutos e custa entre SGD 30 e SGD 40. Uma boa tentativa é sempre tentar combinar um valor médio com o motorista.
  • Ônibus: nos terminais 1, 2 e 3 pegue as linhas de ônibus 24, 27, 34, 36, 53, 110 e 858. No terminal 4, no ponto de ônibus próximo ao estacionamento 4B, você pode pegar as linhas 24, 34, 36, 110 ou no ponto de ônibus próximo ao SATS Inflight Catering Center 1 as linhas 27, 53 e 858. O valor do ticket depende da distância, veja clicando neste link.

Gostou de saber o que fazer no Aeroporto de Changi para passar as horas, enquanto aguarda seu embarque? Deixe seu comentário, curta, compartilhe com seus amigos e faça uma boa viagem!

LEIA TAMBÉM

Deixe um comentário