queenstown

Queenstown: o destino mais espetacular da Nova Zelândia

por Fernando G.

Na minha opinião, Queenstown é um dos destinos mais apaixonantes da Nova Zelândia, essa cidade situada na Ilha Sul cercada por montanhas e lagos cristalinos, se tornou minha preferida durante minha passagem pela NZ em 2018. É uma cidade super aconchegante, convidativa, charmosa e totalmente voltada para o turismo.

Apesar de ser uma cidade pequena, Queenstown oferece uma infinidade de opções turísticas, não à toa que recebe o título de capital mundial dos esportes radicais. Foi lá que nasceu o bungee jump, hoje um dos maiores do mundo com 134 metros de altura.

Especialmente no inverno, a cidade recebe turistas de várias partes do mundo, uma das experiências encontradas em Queenstown é a prática de esqui e snowboard, nas estações que cercam a cidade.

Neste artigo, vou contar os motivos de Queenstown estar no meu Top Five das cidades mais belas que já conheci. Ela tem muito mais a oferecer do que somente esportes radicais, você simplesmente também pode relaxar e aproveitar as coisas boas da vida.

SKYLINE GONDOLA

A Skyline de Queenstown é o teleférico mais íngreme no Hemisfério Sul, lá no topo chamado de Bob’s Peak, são 450 metros de altura. Lá de cima da montanha você vai encontrar um mirante que é possível ver toda a cidade cercada pelo Lago Wakatipu

Se você gosta de aventuras é o local perfeito pra isso, você poderá subir a montanha a pé através de uma trilha, além disso, é possível pular de bungee jump, praticar downhill, fazer caminhadas e até descer a montanha de Luge, uma espécie de carrinho de rolimã. Há também bons restaurantes com comidas típicas, pra quem quiser somente apreciar a vista e curtir o momento.

Skyline Gondola com vista para toda a cidade
Skyline Gondola com vista para toda a cidade

O FAMOSO SALTO DE BUNGEE JUMP

Para os mais aventureiros, impossível ir a Queenstown e não pular de bungee jump. Entretanto, existem diversos pontos para saltar, incluindo uma modalidade chamada de swing jump, que é como se fosse um “balanço” nas alturas, diferente do salto em queda livre.

  • Kawarau Bridge Jump: primeiro bungee jump comercial do mundo, é também o único de Queenstown onde se salta de uma ponte.
  • The Ledge Bungy: localizado no alto da Bob’s Peak (pico da montanha). Esse salto permite fazer acrobacias ou saltar de costas, devido ao jeito com que a corda é presa ao corpo.
  • The Ledge Swing: é o bungee jump noturno, além da incrível vista que você terá de Queenstown.
  • The Nevis Bungy: é um dos mais altos do mundo, localizado em um vale próximo a Queenstown.

Para minha sorte ou não, na época em que estive na cidade era inverno (Agosto) e no único dia livre que eu teria, os saltos não estavam sendo realizados. 

Se eu teria coragem? boa pergunta, na hora acredito que deve dar um nervoso, mas realmente eu não sei qual seria minha reação. Ainda está em minha lista fazer um salto de bungee jump.

E lembrando: se for praticar esportes, não esqueça de contratar o seguro viagem que tenha a cobertura exclusiva para prática de esportes.

O salto de Bungee Jump na Kawarau Bridge
O salto de Bungee Jump na Kawarau Bridge

MILFORD SOUND, A BELEZA NATURAL DE UM FIORDE NEOZELANDÊS

Possivelmente um dos passeios mais incríveis e visitados da Nova Zelândia, Milfourd Sound é um fiorde localizado dentro do Fiordland National Park, Patrimônio Mundial da UNESCO, há aproximadamente 280 km de Queenstown e com 16 km de extensão.

Existem 14 fiordes e todos se concentram na mesma região. Lá foram gravadas cenas de diversos filmes, entre eles Avatar e Senhor dos Anéis. Basicamente os fiordes formaram-se a partir da erosão causada pelo glaciar (ou geleiras) e infundados para o mar, em formato de U.

Existem diversas operadoras de turismo que oferecem esse passeio para os fiordes que partem de Queenstown, algumas oferecem cruzeiro de luxo e sobrevoo nos fiordes (dizem que é muito bonito, mas é mais caro também).

Porém, eu preferi optar por um cruzeiro standard com almoço incluso e o trajeto até fiorde de ônibus, são 5h de viagem e durante o percurso é feito algumas paradas estratégicas para admirar as belezas naturais pelo caminho. É lindo demais. 

Na época, eu comprei o passeio através do concierge do hotel, mas na alta temporada recomendo comprar com antecedência para garantir vaga. É um passeio obrigatório para quem estiver em Queenstown.

PRATICAR ESQUI E SNOWBOARD NAS MONTANHAS DE QUEENSTOWN

Para quem gosta desse tipo de esporte radical, a temporada de inverno é aguardada ansiosamente. Esqui e snowboard são modalidades cada vez mais procuradas por brasileiros no exterior durante os meses de inverno.

Em virtude disso, a Nova Zelândia pode ser uma ótima opção já que se encontra no mesmo hemisfério, mesmo que tenhamos por perto Chile e Argentina.

Mesmo quem nunca esquiou na vida e tem vontade de aprender, pode se aventurar nesse esporte. Como disse lá no início, Queenstown é cercada por 4 estações, todas muito bem preparadas e estruturadas, oferecendo aluguel de roupas e equipamentos, opções de alimentação, aulas guiadas para iniciantes adultos e crianças e pistas para todos os níveis de dificuldade.

A temporada de esqui e snowboard na Nova Zelândia vai de meados de Junho a Setembro. Se você curte neve e esportes de inverno, essa é a época ideal para você planejar sua viagem.

As estações de esqui em Queenstown

  • Cardrona Alpine Resort: é uma estação de esqui mais “family friendly”, ideal para família e amigos, com pistas para todos os níveis de dificuldade, aulas em grupos para iniciantes.  
  • Treble Cone: é a maior estação de esqui do hemisfério sul da Nova Zelândia, possui uma das pistas mais longas (4 km) de nível intermediário. Ideal para pessoas que já são expert no assunto.
  • Coronet Peak: é a estação de esqui mais próxima de Queenstown e o diferencial é a possibilidade de esqui noturno toda as sextas e sábados.
  • The Remarkables: considerada uma das melhores estações de esqui da Nova Zelândia, possui pistas para todos os níveis de dificuldades, restaurantes, lojas, cafeterias e aulas para crianças. Ainda conta com a fantástica vista do Lago Wakatipu e região de Queenstown.

No centrinho de Queenstown, existem algumas operadoras de turismo onde você pode comprar os pacotes para as estações, já incluindo equipamentos, roupas e transporte. É super tranquilo.

Estação de esqui Cardrona Alpine Resort
Estação de esqui Cardrona Alpine Resort

A LENDA NO LAGO WAKATIPU

No formato de um raio, o Lago Wakatipu é um dos cartões postais mais bonitos de Queenstown, é o terceiro maior lago da Nova Zelândia e sua cor cristalina impressiona tanto, que é considerado um dos mais bonitos do mundo. 

O lago é o ponto de encontro em Queenstown, seja para fazer um piquenique, tomar um sorvete, fazer caminhadas ou para apreciar a beleza cristalina que reflete como se fosse um espelho. No verão, nos finais de tarde, é possível ver apresentações e artistas de ruas que deixam o local mais aconchegante.

Um fato curioso é que o Lago Wakatipu altera o nível da água em 10 cm a cada meia hora, como se fosse uma maré no lago. Reza a lenda maori, que um enorme monstro foi queimado enquanto dormia, deixando apenas seu coração para trás, o lago se formou e a “maré” seria o ritmo do seu batimento cardíaco.

A cor cristalina do Lago Wakatipu em Queenstown
A cor cristalina do Lago Wakatipu | Foto @fgabriell

FERGBURGER, O HAMBÚRGUER MAIS FAMOSO DA NZ

Além de todas as atrações e lugares que você pode visitar em Queenstown, há também uma hamburgueria que se tornou um hábito para todos os visitantes da cidade, o famoso Fergburger. Dessa forma, se prepare, pois a missão não é nada fácil!

A hamburgueria fica aberta 21 horas por dia e sempre está lotado, é quase impossível comer o hambúrguer sentado. Portanto, exercite sua paciência e experimente esse burger nem que seja para dar sua opinião se vale a pena ou não.

Em suma, é gostoso sim, mas a fama é maior que o lanche em si.

O famoso Fergburger e sua tradicional fila de espera
O famoso Fergburger e sua tradicional fila de espera | Foto @fgabriell

KIWI BIRDLIFE PARK

O Kiwi Birdlife Park não é um zoológico, mas sim um santuário de vida selvagem onde há um centro de preservação das espécies nativas localizado no coração de Queenstown. Os kiwi são pássaros nativos da Nova Zelândia e no parque é possível observar de perto a espécie, que está em extinção. Além dele, há mais de 20 espécies de animais selvagens nativos que se encontram neste santuário. 

O tour no parque inclui audio guides, alimentação dos pássaros kiwi e shows de conservação, está rodeados de árvores majestosas e é o lugar perfeito para um passeio calmo e relaxante, longe da agitação do centro de Queenstown. 

É o passeio ideal para famílias e crianças que gostam de aprender sobre o trabalho de conservação de animais selvagens. Você pode comprar o ingresso no site oficial do Kiwi Birdlife Park.

Kiwi Birdlife Park, ótimo passeio para conhecer os animais nativos da Nova Zelandia
Kiwi Birdlife Park, ótimo passeio para conhecer os animais nativos da NZ

EXPERIMENTE O MELHOR PINOT NOIR DA NOVA ZELÂNDIA

Para os amantes e apreciadores de um bom vinho, o centro de Otago é a região vinícola mais bonita da Nova Zelândia. Uma das vinícolas mais antigas da região é a Gibbston Valley conhecida como “Vale das Videiras”. A especialidade é a uva Pinot Noir, cuja possui diversos rótulos premiados.

Além do vinho, Gibbston Valley possui uma Cheesery & Deli, onde você pode degustar todos os tipos de queijos e se deliciar com uma harmonização entre vinhos ou cervejas.  

A vinícola oferece diversas experiências como degustação, tour completo com visita às cavernas, spa e tudo isso é possível adquirir no site da Gibbston Valley.

A experiência de visitar as cavernas da Gibbston Valley
A experiência de visitar as cavernas da Gibbston Valley

O MAPA DOS PONTOS TURÍSTICOS

QUAL A MELHOR ÉPOCA PARA VIAJAR A QUEENSTOWN

A melhor época para conhecer Queenstown é muito relativo, tudo depende dos teus objetivos. Nos meses mais quentes, de novembro a março, são ideais para atividades ao ar livre. Nessa época faz média de 20ºC durante o dia e os dias são mais ensolarados.

Eu estive na Nova Zelândia durante o mês de agosto e fez muito frio. O inverno, em meados de junho a agosto, são mais rigorosos, média de 8ºC durante o dia. Porém é nessa época que as estações de esqui estão abertas. 

Entretanto, a escolha vai muito dos objetivos pessoais. Eu ainda quero voltar pra Nova Zelândia no verão, para poder aproveitar melhor os passeios ao ar livre e conhecer algumas praias.

Comente, curta e compartilhe com os amigos que conhecem ou pretende visitar Queenstown.

LEIA TAMBÉM

Deixe um comentário