Bangkok

Vai para Bangkok? Prepare-se para viver a experiência mais exótica da tua vida

por Fernando G.

Capital e cidade mais populosa da Tailândia, carismática e exótica ao mesmo tempo, uma cidade cheia de mistérios, principal destino do Sudeste Asiático, mais de 1.000 templos budistas espalhados, está no topo como uma das cidades mais visitadas do mundo, considerada o principal centro financeiro, cultural e histórico do país, o post de hoje é sobre: Bangkok!

Um dos destinos mais loucos e diferentes que já visitei, uma cidade cheia de contrastes, você pode ter a paz que deseja e ao mesmo tempo, aquele trânsito caótico, que só uma metrópole como Bangkok pode proporcionar. 

Bangkok se tornou uma das cidades mais desejadas pelos turistas, independente do perfil, dos mais chiques aos mais descolados, a cidade faz conexão com qualquer outro destino da região e realmente impressiona a quantidade de atrações, entretenimento, construções, prédios e templos religiosos.

Estive em Bangkok recentemente, cheguei através do porto de Laem Chabang, pois estava fazendo um cruzeiro pelo Sudeste Asiático saindo de Singapura. Na ocasião, eu estava acompanhando um grupo de viajantes da agência Sinostur e tivemos alguns dias de stop no porto. Na verdade, eu tenho a sensação de que precisaríamos no mínimo uma semana pra conhecer somente os principais pontos turísticos com calma. 

Planejar uma trip para Bangkok não é uma tarefa fácil, pois realmente há muito o que fazer. 

Nesse artigo você vai encontrar o que fazer na cidade, onde fazer compras, a melhor época para viajar, o que fazer a noite, qual o melhor meio de transporte e muito mais. Aproveite essas dicas para curtir ao máximo sua viagem pela capital tailandesa.

KHAOSAN ROAD

Se você já pesquisou sobre Bangkok, provavelmente já ouviu sobre a Khaosan Road. Essa é a rua mais turística da cidade, onde se encontra o maior número de mochileiros e turistas por metro quadrado. Essa é famosa rua do filme Se Beber não Case 2.

Para comprar souvenir, esse é um dos melhores lugares de Bangkok. Durante o dia, a rua está cheia de lojinhas de artesanato, roupas, tênis, tatuagens, restaurantes e muito mais, porém à noite, aqueles letreiros neon tornam o local chamativo, a rua se transforma em uma verdadeira festa, o clima é totalmente envolvente e os bares tomam conta das ruas.

Também vai encontrar os vendedores ambulantes oferecendo comidas exóticas, como a bandeja de espetinho de escorpião, barata frita e jacaré no rolete. Há muitas casas de massagem tailandesa, hotéis, hostel e agência de viagem. Se você gosta de curtir a vida noturna, esse é o lugar certo.

Apesar de ser um local turístico e ter suas vantagens, aqui vai um conselho: não se hospede nesta região. A cidade tem muito mais a oferecer do que apenas a Khaosan Road. É uma região barulhenta, com muito movimento, entra e sai de pessoas. Mas, obviamente, isso depende muito do perfil de cada viajante.

A movimentada Khaosan Road, no centro de Bangkok
A movimentada Khaosan Road, no centro de Bangkok

CONHEÇA OS MERCADOS FLUTUANTES

Visitar um mercado flutuante é uma atração obrigatória na lista do que fazer em Bangkok. Realmente é uma experiência muito enriquecedora, barcos cheios de frutas e legumes, souvenir, roupas, pessoas negociando às margens do canal, tudo isso torna o passeio muito especial e inusitado. 

O mercado flutuante mais famoso é o Damnoen Saduak, localizado a 100 km de Bangkok, está sempre lotado de turistas, já deixou de ser um mercado local para tailandeses, pois a quantidade de turistas por dia supera os moradores da região. Porém, também é o mais caro.

Existem outras opções de mercados flutuantes, como em Tailing Chan e Khlong Lad Mayom, os quais são mais discretos e calmos, onde a experiência poderá ser melhor vivenciada. Mas, independente disso, não deixe de fazer esse imperdível e diferente passeio.

O mercado flutuante em Damnoen Saduak. próximo a Bangkok
O mercado flutuante em Damnoen Saduak

PASSEIO PELO RIO CHAO PHRAYA

O rio Chao Phraya é o mais famoso de Bangkok e fazer um passeio de barco pelo canal é fascinante, lembra um pouco Veneza, guardada as proporções. Através do passeio é possível chegar a vários pontos turísticos da cidade e ver alguns templos, restaurantes, hotéis e condomínios luxuosos.

Para um tour mais econômico, é possível utilizar o watertaxi, uma espécie de linha pública, acessível aos turistas com várias estações de parada. Para quem deseja um passeio mais luxuoso e sofisticado, a opção é reservar um cruzeiro com jantar e música ao vivo a bordo do barco Chao Phraya Princess.

Passeio pelo rio Chao Phraya, canal de Bangkok
Passeio pelo rio Chao Phraya, canal de Bangkok | Foto @fgabriell

WAT PHO E O GIGANTE DO BUDA RECLINADO

O Wat Pho também conhecido como “Templo do Buda Reclinado”, é o maior e mais antigo templo de Bangkok. O templo está localizado próximo ao Grande Palácio Real, então você consegue visitar esses pontos turísticos pela manhã e à tarde programar outros passeios pela cidade.

O Buda Reclinado possui 15 metros de altura e 46 metros de comprimento, só os pés do Buda medem 5 metros. A enorme estátua está coberta por folhas de ouro. Dentro do templo, está localizada a tradicional escola de massagem tailandesa, então é uma ótima pedida para relaxar, descansar e seguir o seu roteiro.

O Gigante do Buda Reclinado, maior e mais antigo templo de Bangkok
O Gigante do Buda Reclinado, maior e mais antigo templo de Bangkok

O GRANDE PALÁCIO REAL

O Grande Palácio de Bangkok é a atração mais visitada da capital tailandesa. Muito provavelmente, o Palácio Real estará abarrotado de pessoas quando você estiver nele visitando. São tantas construções douradas e decoradas minuciosamente, que os detalhes passam despercebidos. 

Sua construção começou em 1792 durante o reinado de Rama I. e foi residência da família real da Tailândia por cerca de 150 anos. O Grande Palácio está localizado dentro de um grande complexo murado ao lado do rio Chao Phraya.

Dentro do complexo, ficam vários templos pequenos, porém, o principal deles é o Wat Phra Kaew, o Templo do Buda Esmeralda, considerado o mais sagrado da Tailândia.

Não é permitida a entrada de bermuda ou regata, para as mulheres, o ideal é estar com calça, saia ou vestido comprido e as blusas possuir mangas, caso contrário, use um lenço para cobrir os ombros. Se você não tiver roupa adequada, na porta te emprestarão de forma gratuita. Para entrar nos templos, é necessário ficar descalço. 

O ingresso custa 500 THB (Bahts), aproximadamente em torno de R$ 50. O Grande Palácio fica aberto todos os dias das 8h30min às 15h30min, raras vezes está fechado. Você pode ver mais detalhes no site oficial do Grande Palácio.

O Grande Palácio de Bangkok, antiga residência da família real da Tailândia
O Grande Palácio de Bangkok, antiga residência da família real da Tailândia

Cuidado com golpes nas proximidades do Palácio Real

Gente, uma parada séria pra deixar vocês alertas!

Fiquem espertos com pessoas que puxam assunto com vocês, na maior tranquilidade, perguntando de onde você é, onde está indo e te dizem que o palácio está fechado devido a alguma ocasião especial. Não acredite nelas!

Geralmente, eles irão te oferecer outro passeio em troca, um outro tour interminável, para lojas ou lugares pouco interessantes, pois eles recebem dinheiro em troca de levar turistas para o local. É puro golpe! Infelizmente lá tem dessas coisas.

O TEMPLO DO BUDA DE ESMERALDA

Localizado dentro do complexo do Grande Palácio de Bangkok, o Templo do Buda de Esmeralda ou Wat Phra Kaew, é o único templo budista tailandês em que os monges não podem residir. 

Construído em 1784, a capela real é toda decorada em dourado, foi o local de orações particulares do Rei. Lá se encontra uma pequena estátua do Buda feita em jade, e não em esmeralda como diz no nome. Possui 66 centímetros de altura e retrata Buda meditando em posição de lótus.

Ainda hoje, a estátua é tida como protetora-mór da sociedade da Tailândia.

O Templo do Buda de Esmeralda, localizado no Grande Palácio
O Templo do Buda de Esmeralda, localizado no Grande Palácio

WAT ARUN, O TEMPLO DO AMANHECER

Localizado às margens do rio Chao Phraya, o Wat Arun é um dos grandes símbolos de Bangkok. Construído no século 17, o templo é composto de 4 torres coberta de azulejos de cerâmica e porcelana chinesa, a maior torre mede 82 metros.

Wat Arun é conhecido como o Templo do Amanhecer, pois o templo é dedicado ao Deus hindu Aruna, que muitas vezes é representado como raios de sol nascente. Ao nascer do sol em Bangkok, a luz é refletida na superfície do templo e ilumina tudo ao seu redor.

O templo está no lado oposto ao Palácio Real, você precisará pegar um barco e atravessar o rio, mas é bem perto. O Wat Arun fica aberto todos os dias, das 8h30min às 17h30min.

Deixe para conhecer o templo no final da tarde e ter a vista linda do pôr do sol. É possível subir até o topo da torre principal e ter uma experiência incrível.

Final de tarde com o Tempo do Amanhecer ao fundo
Final de tarde com o Tempo do Amanhecer ao fundo | Foto @fgabriell

CHINATOWN E O TEMPLO WAT TRAIMIT

Que quase toda capital possui um bairro de chineses, isso já não é novidade, mas em Bangkok, a Chinatown é um dos maiores do mundo. A principal rua do bairro é a Yaowarat Road, lotada de letreiros coloridos e luminosos, com várias lojinhas espalhadas pela rua, é possível encontrar de tudo para comprar. 

Em Chinatown, está localizado um importante templo budista, o Wat Traimit. O templo possui a maior estátua de Buda de ouro do mundo, com 3 metros e pesando cerca de 5,5 toneladas. Do alto do templo, é possível ver todo o centro de Bangkok.

O templo Wat Traimit está localizado no famoso bairro chinês, Chinatown
O templo Wat Traimit está localizado no famoso bairro chinês, Chinatown

OS SHOPPINGS DE BANGKOK

Bangkok está lotado de shoppings centers para todos os públicos, gostos e bolsos. Para aqueles que querem aproveitar os preços acessíveis e fazer umas compras, não lhe faltará opções.

Particularmente, eu não sou muito adepto a ir em shoppings durante minhas viagens, a não ser que eu esteja precisando muito comprar alguma coisa. Eu gosto de ir mais pela arquitetura do local, do que realmente para fazer compras.

No coração de Bangkok, se encontra o Siam, uma região moderna e civilizada, onde se encontra os melhores shoppings, bem diferente do caos e loucura da Khaosan Road. 

O MBK Center, é o maior shopping de Bangkok, com aproximadamente 2.000 lojas, distribuídos em 8 andares. É o mais conhecido entre os turistas e a quantidade de produtos é impressionante, é um shopping mais popular, bom para fazer compras. 

Siam Paragon, é um dos shoppings mais chiques de Bangkok, localizado em frente à estação de Skytrain BTS Siam, abriga lojas como Louis Vuitton, Prada, Versace, Cartier, Chanel, Dolce & Gabbana, Armani, Hugo Boss, possui um dos maiores aquários do Sudeste Asiático, além de cafés e restaurantes gourmet.

Já o Siam Discovery, não é nem tão popular, nem tão luxuoso. Nada muito diferente dos outros shoppings em termos de lojas, mas a estrutura é muito moderna. Caso tenha vontade de conhecer, no último andar está o Museu Madame Tussauds.

E por último, recomendo muito ir conhecer à noite, o Asiatique, um complexo de lojas, restaurantes, diversão, um shopping a céu aberto as margens do rio Chao Phraya. O complexo fica aberto até a meia noite e é uma ótima pedida terminar seu dia com um jantar agradável.

Jantar muito agradável no Asiatique, em Bangkok
Jantar muito agradável no Asiatique, em Bangkok

AINDA SOBRANDO TEMPO NO SEU ROTEIRO?

Como vocês perceberam, Bangkok pode proporcionar muitos momentos de conhecimento e bagagem cultural durante sua visita. Infelizmente, tiveram algumas atrações nas quais eu não tive oportunidade de conhecê-las por falta de tempo.

Porém, através de alguns relatos dos viajantes conectados ao blog e experiências de outros blogueiros que já viajaram para Bangkok, vou deixar umas dicas extras para você incluir em seu roteiro.

Aproveite a noite num Rooftop Bar em Bangkok

Bangkok possui muitas opções de bares e restaurantes no topo de arranha-céus, geralmente estão localizados em hotéis, embora os preços das comidas e bebidas sejam caros, a vista vale muito a pena.

Sem dúvidas o mais famoso deles (e o mais caro) é o Sky Bar, no The Dome at Lebua State Tower, que apareceu no filme “Se Beber não Case 2”. 

Há outras opções na região central de Bangkok, como o Vertigo and Moon Bar, localizado no 61º andar do Banyan Tree Hotel e o Cloud 47 localizado no 47º andar de um prédio comercial. 

Então programe sua ida num fim de tarde, curta o pôr do sol e tenha uma incrível vista 360º da capital da Tailândia.

Assista uma luta de Muay Thai

O Muay Thai é arte marcial que originalmente foi usada pelos tailandeses como forma de defesa contra as invasões da época. Hoje, o esporte se tornou muito conhecido e praticado mundialmente. Toda a Tailândia está cheia de estádios de kickboxing, os principais são os estádios de Lumpini ou Ratchadamnoen.

As lutas costumam iniciar às 20h e vai até meia noite. O público tailandês vai a loucura nesses eventos envolvendo o muay thai e a atmosfera deve ser contagiante.

Chatuchak Market

Um dos maiores mercados de finais de semana do mundo. O mercado possui mais de 15.000 barracas e atualmente recebe cerca de 200.000 visitantes por final de semana. É o lugar ideal para comprar souvenirs, roupas, artesanatos, antiguidades e muito mais.

O Chatuchak Market possui diferentes horários e abre algumas seções durante a semana, de quarta a quinta-feira das 7h às 18h somente a seção de plantas, sexta-feira das 18h à meia noite o mercado vende para atacado e aos sábados e domingos, das 9h às 18h, todas as barracas estão abertas ao público.

A dica é chegar cedo, para conseguir aproveitar melhor, antes de chegar toda a multidão.

Visite o mercado Maeklong

Bangkok possui diversos mercados de rua, o Maeklong Railway Market seria apenas mais um desses mercados, se não fosse por um detalhe: o mercado funciona em cima dos trilhos do trem e a ferrovia está em pleno funcionamento.

O mercado está localizado na estação de Maeklong, em Samut Songkhram, a 70 km de Bangkok. Lá é possível encontrar produtos locais, legumes, verduras, bebidas, frutos do mar e temperos. Todos os produtos ficam expostos nos trilhos e em barracas próximas da ferrovia.

Assim que o trem está se aproximando, os comerciantes retiram os produtos dos trilhos e após o último vagão passar, tudo já está no mesmo lugar e vida que segue. Porém, não é sempre que o trem passa, certifique-se antes de comprar um passeio pra lá.

O TRANSPORTE DE BANGKOK

O trânsito de Bangkok é um caos, portanto, desconsidere a opção de alugar carro. Eu utilizei skytrain, watertaxi e tuk tuk, tudo ocorreu perfeitamente, sem maiores problemas.

BTS (Skytrain)

É o trem suspenso, melhor meio de transporte para a área central de Bangkok e principais regiões como Silom, Siam e Sukhumvit. 

O horário de funcionamento das estações é das 05h15min as 00h55min, todos os dias. O valor do ticket depende do número de estações, custa de 16 a 45 THB cada trecho.

Watertaxi

O rio Chao Phraya é bem extenso e existem algumas estações de acesso para o watertaxi. É uma ótima experiência, o custo é barato e pode ser útil para evitar o trânsito louco de Bangkok. Para visitar alguns templos, o barco torna-se uma opção viável.

Tuk Tuk ou Grab Taxi

O Tuk-Tuk está por toda a parte, principalmente nos pontos turísticos mais visitados. Contudo, você deve tomar algumas precauções, principalmente negociar o preço antes de subir

Os motoristas, geralmente começam cobrando um preço muito alto e se você não tiver o feeling para negociar, eu recomendo não utilizar o tuk tuk.

A minha experiência de andar de tuk tuk foi incrível, demos sorte de pegar motoristas legais, prudentes e experimentamos a loucura do trânsito da cidade bem de perto.

Uma voltinha de tuk tuk pelo centro de Bangkok
Uma voltinha de tuk tuk pelo centro de Bangkok

Em Bangkok, os taxistas insistem em não usar o taxímetro e tentam cobrar dos turistas um preço fechado pela corrida, o que geralmente é muito caro.

Outra alternativa de transporte, é baixar no seu celular o aplicativo GrabTaxi, é como se fosse o Uber, mas para chamar táxi. É muito seguro, confiável e o pagamento é feito através do app.

O MAPA DOS PONTOS TURÍSTICOS

QUAL A MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR BANGKOK

A capital da Tailândia é encantadora durante todo o ano, mas antes de viajar é sempre bom saber como vai estar o clima durante a sua viagem. 

Definitivamente, a melhor época para viajar a Bangkok, é de novembro até meados de março. Essa época a temperatura média faz 30º C, porém não é tão chuvosa. Esse é considerado o período de “inverno” tailandês, quando a temperatura e chuvas são menores nessa região, assim como na Costa Norte e Oeste do país.

Eu visitei Bangkok durante o mês de fevereiro, mês com temperaturas “baixas” e menor ocorrência de chuvas. Realmente o calor era intenso, mas suportável.

A partir de maio até meados de outubro, começa a temporada de chuvas na costa norte e oeste da Tailândia. É claro que os preços dos voos e hospedagens são mais baratos nessa época, porém, esse período de chuva não vai ajudar, principalmente em destinos de praia.

Em resumo, minha experiência em Bangkok foi extremamente satisfatória e proveitosa, mesmo com poucos dias disponíveis para conhecer quase tudo. A sensação é que sempre haverá algo a mais para conhecer, independente se você é um residente ou já viajou mais de uma vez para Bangkok.

Que cidade f***! E desculpem o longo artigo, mas me empolguei demais escrevendo sobre esse destino! Comentem aqui, se gostaram de saber tudo o que Bangkok oferece aos viajantes e qualquer dúvida estarei a disposição em ajudá-los.

LEIA TAMBÉM

Deixe um comentário